Mercado de Trabalho

 

O mais antigo curso de Relações Internacionais foi fundado em 1974 na UnB (Universidade de Brasília). A universidade fez seu curso com a grade curricular voltada basicamente para a diplomacia, com objetivo de dar apoio às embaixadas .

Este curso pretendia que os alunos egressos trabalhassem não apenas na diplomacia brasileira, mas dando apoio à toda aquela burocracia internacional que se instalou na capital. Nos anos 90, começou a expansão do curso para outras capitais.

 

O bacharel analista em Relações Internacionai está apto à condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do Direito. Esse bacharel analisa o cenário mundial, investiga mercados, avalia as possibilidades de negócios e aconselha investimentos no exterior. Promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais ou multinacionais.

Quais são as possibilidades para bacharéis em Relações Internacionais?

A internacionalização da economia amplia o campo de atuação dos profissionais formados em Realçoes Internacionais que podem trabalhar em ministérios, embaixadas, consulados, instituições públicas, intituições privadas, associações, fundações, ONGs, câmaras de comércio e indústria, multinacionais, empresas exportadoras e importadoras, consultorias, bancos e também podem ser comentaristas sobre acontecimentos internacionais em jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão, portais na internet e etc.

O mercado para o bacharel em Relações Internacionais continua em expansão. Nos últimos cinco anos, foram criadas oportunidades principalmente em grandes empresas do setor privado, de olho nos profissionais que tenham visão global para ocuparem posições de gestão. Multinacionais como AmBev, Danone, Unilever e Vale oferecem vagas para trainees, que podem atuar no país ou no exterior.

Para quem já tem experiência, instituições financeiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial, além de organizações intergovernamentais internacionais, entre elas a ONU, a Unesco, a OMC e a OEA, oferecem boas chances de trabalho, ainda melhores para aqueles que investem numa pós-graduação no exterior.

 

No Brasil, concursos públicos de órgãos como os Tribunais de Contas estaduais e da União e o Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata no Instituto Rio Branco (Itamaraty) quadruplicaram o número de vagas em três anos. Os postos de trabalho estão concentrados no eixo Rio - 
São Paulo e em Brasília (DF), mas novas vagas aparecem nas capitais dos estados do Sul, como Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), por causa da proximidade com os países do Mercosul. Em Cuiabá (MT), polo importante para os agronegócios, as oportunidades são promissoras principalmente na área de consultoria para os pequenos e médiosexportadores. Macaé (RJ), região petroquímica, já oferece postos de trabalho, e a previsão é que dobrem nos próximos anos.  

  

Agências de Empregos e Sites de Classificados

 

Para quem estiver desempregado e procura um emprego ou para quem estiver trabalhando e procura uma melhor oportunidade, segue abaixo uma relação de dicas como:

 

Agências de empregos totalmente gratuitas;

  • Agências de empregos com planos básicos gratuitos; e
  • Sites de classificados de empregos.  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concursos Públicos

 

 

Para quem estiver procurando uma melhor oportunidade e melhor estabilidade, segue abaixo uma relação de dicas para concursos públicos como:

 

 

 

 

 

 

Rel Inter em 80 Idiomas.

Total de Visitas.

Siga-nos no Twitter!